Notícias

REGIMENTO ELEITORAL E ATA REUNIÃO COMISSÃO ELEITORAL - 2021

REGIMENTO ELEITORAL - 2021

 Artigos 47 e 48 do Estatuto da ARCO/BH/MG

 

1.    COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL:

A)   Ronaldo Diniz Pereira – Presidente Diretoria Executiva

B)   Clelton Vieira dos Santos -  Diretor Social Diretoria Executiva

C)  Aluisio Martins do Carmo – Representante e candidato a Presidente da chapa – RENASCER

D)  Antônio Otávio da Silva – Representante e candidato a Presidente da chapa – RENOVA E AÇÃO

E)   Adenilson Viana – Representante e candidato a Diretor Financeiro na chapa – ARCO PARA TODOS OS TRABALHADORES

 

2.    DA DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES

A eleição para o triênio Fev/2022 a Jan/2025 será realizada no dia 16 de dezembro de 2021 – quinta-feira (Conforme prevê Artigo 46º item IV do Estatuto da ARCO), de 07h às 16 h, por meio de 4 (QUATRO) urnas a serem localizadas nos três maiores complexos operacionais dos Correios e na sede administrativa:

o   CTCE BH - Complexo de Cartas e Encomendas BH;

o   CTCE - Contagem - Complexo de Cartas e Encomendas de Contagem;

o   COP – Complexo Operacional Boaventura BH;

o   Sede Administrativa da ARCO, Rua Doutor João Miranda, 114 – Dona Clara

As urnas serão acompanhadas por um funcionário e ou representantes da ARCO em todo o tempo de votação.

As chapas poderão indicar um de seus membros para fiscalização/acompanhamento da votação. É vedado a qualquer integrante das chapas fazer campanha ou boca de urna nos locais de votação, estando sujeito a impugnação da chapa, caso ocorra e seja denunciado.

A votação estará liberada no horário 07 às 16 horas de forma ininterrupta, nos locais acimas descritos. A apuração dos votos iniciar-se-á às 18:00h deste mesmo dia, no escritório da Sede administrativa da ARCO/MG, Rua Doutor João Miranda, 114 – Dona Clara.

O resultado será conhecido no mesmo dia após a apuração, e divulgado no dia seguinte no site da ARCO bem como afixado na sede administrativa e também no Escritório situado no CTCE BH.

 

 

 

 

3.    DA FORMA DE CAPTAÇÃO DOS VOTOS

 

O sistema de sufrágio direto e secreto a ser adotado será de votação por cédulas que serão depositadas nas urnas lacradas, garantindo o sigilo e a inviolabilidade dos votos até a apuração.

Observando o conceito de liberdade política, o voto não será obrigatório.

O modelo da cédula de votação a ser adotado deverá conter no seu verso a assinatura do Presidente da Comissão Eleitoral e do funcionário da ARCO presente no local de votação, bem como no anverso deverá constar o número e nome  da chapa e respectivo nome dos candidatos a Presidente e Vice Presidente, bem como os nomes dos candidatos ao conselho fiscal.

Cada Associado só poderá votar em uma das chapas concorrentes e também a um membro para o conselho fiscal. Caso exista em uma mesma cédula mais de um voto para as Chapas da Diretoria Executiva e também mais de um voto para o Conselho Fiscal, estes votos serão impugnados no ato da contagem de votos e a observação será feita no boletim de apuração de votos.

 

4.    DA APURAÇÃO DOS VOTOS

 

 4.1. Para o Conselho Fiscal a apuração será feita de forma nominal e individual, considerando-se apenas os votos válidos. Serão considerados eleitos os candidatos que obtiverem a maioria de votos. O Presidente do Conselho Fiscal será aquele que obtiver o maior número de votos, seguindo-se nesse critério o 1° Diretor membro do Conselho Fiscal e o 2° Diretor membro do Conselho Fiscal.

Caso exista empate na contagem de votos do Conselho Fiscal, serão considerados critérios de desempate na contagem dos votos para escolha dos Membros do Conselho Fiscal os seguintes itens na ordem que se segue:

o   1° Tempo ininterrupto de Filiação na ARCO;

o   2° Tempo ininterrupto de serviços nos Correios;

o   3° Maior idade

 

4.2. Para a Diretoria Executiva a apuração será feita de forma nominal e individual por chapa, considerando-se apenas os votos válidos. Será considerada eleita a chapa que obtiver a maioria simples de votos.

        Caso exista empate na contagem de votos da Diretoria Executiva, será realizado 2º turno das Eleições, conforme Estatuto da ARCO no seu Art. 55º.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.    DA CAMPANHA ELEITORAL

 

As Chapas estarão liberadas para proceder campanha Eleitoral no período de 01/12/2021 a 15/12/2021. No dia 16/12, dia da Eleição, é proibido Campanha Eleitoral bem como Boca de Urna.

 

Não será admitida visitas em unidades da empresa com a finalidade de se fazer campanha eleitoral uma vez que a ARCO é autônoma independente dos Correios e não há nenhuma liberação por parte da Direção dos Correios em MG para esta visita de campanha e estas visitas caso ocorram podem significar interferência na independência da Associação e isto é vedado na Constituição Federal.

A chapa que descumprir esta determinação poderá ser impugnada.

Está liberado a distribuição de panfletos e divulgação fora das unidades dos Correios.

A ARCO e nenhuma das chapas não podem interferir no funcionamento normal das atividades das unidades com a Campanha Eleitoral.

Caberá as chapas fazer divulgação boca a boca e proceder o convencimento dos sócios.

Não haverá fornecimento de banco de dados de sócios para nenhuma das chapas.

Por outro lado a ARCO realizará uma divulgação virtual da Campanha para todos os associados no seu banco de dados de email, de forma equânime e igualitária. Este panfleto virtual ficará também disponível no site da ARCO para consulta de todos na página inicial.

Para elaboração da divulgação virtual, as chapas poderão enviar à ARCO, por meio do e-mail corporativo: administrativo@arcomg.org.br as fotos de seus candidatos a Presidente e/ou Vice Presidente, bem como a sua proposta/plataforma de campanha, em texto formato Word, Arial 12, com no máximo 10 linhas, até o dia 29/11/2021 às 16 h (Conforme Art. 47º Item VI).

Caso a ARCO não receba estas informações de alguma das chapas, estas perderão o direito ao uso da divulgação virtual e na divulgação constará somente os nomes dos integrantes da Chapa e nome da Chapa, sem fotos e/ou plataforma de campanha.

 

6. DA POSSE

A posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal eleitos será realizada no dia 01 de Fevereiro de 2022 às 19 horas, no escritório da Sede da ARCO/MG, em Belo Horizonte/MG, com início do mandato no dia 01/02/2022, e término em 31/01/2025, sob compromisso de fidelidade aos interesses da Associação.

        

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

     

71. A ARCO/MG é uma sociedade civil sem fins lucrativos com personalidade jurídica distinta de seus sócios, os quais não respondem solidária ou subsidiariamente pelas obrigações por ela contraída.

    

 

 

 

 

7.2. Poderá haver responsabilidade solidária dos órgãos, se houver abuso ou desvio de finalidade, ou responsabilização exclusiva se forem praticados atos contra o Estatuto.

 

7.3. A ARCO/MG não remunera, sob qualquer pretexto seus dirigentes, mantenedores ou associados que lhe prestam serviços a título gratuito.

 

7.4. Conforme prevê o Estatuto da ARCO, caberá a esta Comissão Eleitoral a análise das Chapas inscritas dentro do prazo estipulado, bem como das inscrições ao Conselho Fiscal, validando ou Impugnando as candidaturas caso estejam ferindo ou indo de encontro ao previsto no Estatuto da ARCO, o qual todos os sócios ao ingressarem na ARCO juram cumprir e obedecer. Esta validação das inscrições deverá ser efetuada em um Relatório à parte e divulgada em sua íntegra no Site da ARCO com as decisões proferidas, no dia útil seguinte ao da análise realizada, conforme Art. 47º Item V.

 

 

Belo Horizonte, 25 de Novembro de 2021.

 

 

Ronaldo Diniz Pereira

Presidente da Diretoria Executiva

 

 

 

Clelton Vieira dos Santos                                                                                                   

Diretor Social da Diretoria Executiva

 

 

 

Aluisio Martins do Carmo

Representante e Candidato a Presidente da chapa -  RENASCER

 

 

 

Antônio Otávio da Silva

Representante e candidato a Presidente chapa – RENOVA E AÇÃO

 

 

 

Adenilson Viana

Representante e candidato a Diretor na chapa-ARCO PARA TODOS OS TRABALHADORES




ATA REUNIÃO COMISSÃO ELEITORAL TRIÊNIO FEV/2022 a JAN/2025

Associação Recreativa dos Correios de Belo Horizonte e Regiões

 

 

Aos vinte e cinco dias do mês de novembro do ano de dois mil e vinte um, reuniram os abaixo assinados, componentes da Comissão Eleitoral das Eleições da ARCO-MG, Triênio Fev 2022 a Jan/2025, na Sede da ARCO/MG, Rua Doutor João Miranda, 114 – Bairro Dona Clara, para leitura do regimento eleitoral das eleições ARCO/MG-2021.

 

O presidente da comissão eleitoral Ronaldo Diniz Pereira, deu abertura aos trabalhos com a leitura do regimento eleitoral eleições ARCO/MG-2021, o qual foi aprovado pelos presentes em votação simbólica por maioria de votos.

 

Em segundo momento, foram verificados os formulários das candidaturas das 3 Chapas, bem como das candidaturas dos membros do Conselho Fiscal com 8 (oito) sendo validados o que se segue:

 

A Chapa 1 foi validada por 3 votos favoráveis e 2 contrários, onde os votos contrários da chapa 2 e chapa n3 entendem que a chapa 1 não poderia estar participando de acordo com o artigo 51.

 

CHAPA 1 : RENASCER

NOME

CARGO

ALUISIO MARTINS DO CARMO

PRESIDENTE

RONALDO DINIZ PEREIRA

VICE PRESIDENTE

EDUARDO DA SILVA SOARES FILHO

DIR. FINANCEIRO

MISAEL FILGUEIRA MARTES

DIR. ADMINISTRATIVO

CLELTON VIEIRA DOS SANTOS

DIR. SOCIAL

SANZIO MARIO DE LACERDA

DIR. ESPORTIVO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                       

 

 

A Chapa 2 foi Impugnada por 3 votos a 2, onde os votos contrários foram do representante da chapa 1 e outros 2 votos sendo dos membros da Diretoria Executiva Ronaldo e Clelton os quais entendem que existiam apenas 5 candidatos regulares  componentes da chapa, sendo que 1 membro da chapa, o Sr. Aguinaldo Fidelis de Faria, expressou formalmente sua desistência após finalizado o período de inscrições. A chapa 2 foi inscrita com 6 membros mas após o encerramento do período de inscrições houve desistência de um dos integrantes da chapa, fazendo com que ela ficasse com números inferior ao previsto no Estatuto e sem previsão de substituição.

 

CHAPA 2: RENOVA E AÇÃO

NOME

CARGO

ANTONIO OTAVIO DA SILVA

PRESIDENTE

CLEBER DAMASIO DE SOUZA

VICE PRESIDENTE

GUILHERME ALGUSTO FERREIRA

DIR. FINANCEIRO

GLAYSON BARBOSA MARTINS

DIR. ADMINISTRATIVO

REGINALDO LOBATO MORATO

DIR. SOCIAL

AGUINALDO FIDELIS DE FARIA

Dir. Esportivo

 

A Chapa 3 foi validada por 5 votos favoráveis.

 

CHAPA 3: ARCO PARA TODOS OS TRABALHADORES

NOME

CARGO

HIGOR FERNANDO MENDES E SILVA

PRESIDENTE

LUCIANA PAULA DE JESUS VILARINO

VICE PRESIDENTE

ADENILSON VIANA DA SILVA

DIR. FINANCEIRO

LUIZ CARLOS GOMES

DIR. ADMINISTRATIVO

NILCELEIA NUNES CALOIS

DIR. SOCIAL

HUMBERTO EUSTAQUIO DA SILVA

DIR. ESPORTIVO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o Conselho Fiscal, houve desistência da chapa Cláudio Henrique Damaso, restando outras 7 chapas válidas:

 

INSCRIÇÕES INDIVIDUAIS PARA CONSELHO FISCAL

 

1.    NEWTON LUIZ AMANCIO

2.    RITA DE CASSIA REIS SEABRA

3.    MARIA ALICE PEREIRA SANTOS

4.    CLEDISTON BONFIM GOUVEIA

5.    ANTONIO CARLOS MONTEIRO

6.    PEDRO PAULO SANTOS

CLAUDIO HENRIQUE DAMASO (desistência)

7.     LUIZ ALFREDO ROCHA CRUZ

 

Belo Horizonte, 25 de novembro de 2021

 

 

Ronaldo Diniz Pereira

Presidente da comissão

 

 

Clelton Vieira dos Santos

Membro da atual Diretoria

 

 

Aluisio Martins do Carmo

Representante da chapa 1

 

 

Antonio Otávio da Silva

Representante da chapa 2

 

 

Adenilson Viana da Silva

Representante da chapa 3